Dicas para diálogos

Diálogos são importantes na história por 2 motivos principais: quebram a narrativa (dando uma pausa) e permitem que os personagem exprimam suas opiniões. Eu sempre comparo as cenas com a vida real, logo, algumas dicas são intuitivas, porque diariamente fazemos isso.

1- coloque sentimento nas falas: raiva, indignação, tristeza, alegria... Faça isto por meio de palavras ou de interjeições.
2- misture as falas com ações. Imagine como o personagem se movimentaria ao dizer aquilo e escreva.
3- não coloque diálogos monótonos. A menos que essa seja a intenção.
Ex do que NÃO FAZER (exceto intencionalmente):
A: - Oi.
B: - Olá.
A: - Tudo bem?
B: - Tudo. E com você?
Isso torna o diálogo chato e pouco interessante. Portanto movimente ele, fazendo os personagens fazerem perguntas, afirmações e irem direto ao ponto.


4- Não é necessário identificar quem está falando em todas as falas. Apenas deixe evidente em algumas, pois o leitor seguirá o fluxo da conversa, compreendendo quem é o emissor naquele momento.
5- lembre-se de que cada personagem é diferente, possuindo características, jeitos e pensamentos variados. Logo, não faça todos terem a mesma ''voz'' no texto. Você é livre para colocar expressões, formas de falar diferentes, dentre outros recursos, na intenção de individualizar os personagens.
6- elementos fisiológicos básicos como: ir ao banheiro, tomar banho, comer, dormir, passear com o cachorro, alimentar o cachorro, não costumam ser abordados em todas as cenas, embora o leitor saiba que o personagem fez isso em algum momento. Mas, caso isso seja necessário, você pode colocar essas informações em uma fala. 
7- imagine todas as cenas como se fosse um filme. Isso ajuda a dar mais emoção às falar e às descrições.
8- treine algumas falas em frente ao espelho, caso você esteja em dúvida de como a fala está.

Essas são as minhas dicas para fazer um bom diálogo. Se tiverem mais alguma, escrevam nos comentários! Boa escrita!