Saúde Mental do Estudante

 No final do ano passado, várias faculdades promoveram debates sobre a questão da saúde mental dos estudantes, no meu caso medicina. Segundo alguns alunos, os 2 principais pontos de estresse seriam a enorme cobrança dos professores e a quantidade de matérias, o que impossibilitava os alunos de realizarem atividades de lazer, passar mais tempo com a família...
 Bem... Eu vejo a enorme cobrança como uma forma de preparação para o futuro, pois, infelizmente, a vida não é fácil. Então considero essa preparação importante. Sei que existem professorem mais rígidos, ''linha dura'', que podem forçar demais, porém talvez com um pouco de diálogo, os estudantes possam torná-lo mais flexível. Quanto ao nível de matéria, sinto muito, mas não sei como seria possível diminuir sem aumentar o número de anos do curso. A ciência está evoluindo e, consequentemente, o nível do conteúdo cresce.
 Entretanto, acho que como estudantes, nós devemos cuidar de 3 pontos principais na nossa vida: alimentação, sono e válvulas de escape (que sejam saudáveis, ok!). Esses 3 elementos são essenciais para nos manter bem. Comida e sono são mais óbvios, já as válvulas de escape não. Para mim, yôga e a escrita funcionam bem. Cada um terá uma forma de aliviar a tensão, só por favor, não use drogas, bebidas alcoólicas e medicamentos como forma de diminuir o estresse. 
  Se você não conseguir ''digerir'' o nível de estresse na sua vida através dessas válvulas de escape, prejudicando sua alimentação e sono, procure conversar com alguém. Seja com um amigo, profissionais especializados ou seus pais. Alguém, certamente, estará disposto a ouvir e aconselhar se preciso. Você não está sozinho! Você é importante! Se sentir necessidade, você pode conseguir ajuda!
  Coloque a sua vida em primeiro lugar. Mesmo fazendo cursos da área da saúde, você deve estar saudável se quiser cuidar de outra pessoa. Logo, você é o número 1 da sua vida! Se não estiver bem, fale, não estude naquele dia, peça ajuda, resolva as pendências depois..., só não deixe a sua saúde para o último lugar da lista de prioridades.

Obs: Se precisar de um ombro amigo, mesmo que seja virtual, meu email é rsoaresautora@gmail.com e meu perfil no insta, twitter, face é @rsoaresautora . Pode mandar mensagem. Eu responderei com certeza!